Geografia Brasil

Esse blog é um trabalho de geografia feito no ano de 2014 que foi orientado pela professora Maristela Moresco Mezzomo e realizado pelos alunos: Eduardo Yuzo Nakai, Felipe Kazuo Kaneda Akamine, Matheus Lima de Morais, Matheus Lucca Goulart, todos da turma M32 da Universidade Tecnologica Federal do Paraná(UTFPR). E tem como objetivo ajudar na compreensão de aspectos geográficos(relevo, hidrografia, bioma, etc...) do Brasil.

Relevo

O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta, que se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos(endógenos) como vulcanismo e tectonismo e agentes externos(exógenos) como o intemperismo. 

relevo brasileiro tem formação antiga e pode ser dividido em 3:
- Planaltos
Formas de relevo com 300 metros ou mais de altitude. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitude. Com 3.014 metros, o pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro.

Planícies
São formas de relevo de superfícies planas, sua formação ocorre em virtude da sucessiva depressão de material de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas planas. São localizadas próximas ao litoral ou dos cursos dos grandes rios e lagoas, tendo uma formação mais recente.

- Depressões
São áreas rebaixadas em consequência da erosão, que se formam entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos(depressão relativa). Elas estão presentes em grande número no território brasileiro e são de variados tipos.


http://www.suapesquisa.com/relevo/relevo.gif

FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo_(geografia)
http://www.brasilescola.com/brasil/relevo-brasileiro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário