Geografia Brasil

Esse blog é um trabalho de geografia feito no ano de 2014 que foi orientado pela professora Maristela Moresco Mezzomo e realizado pelos alunos: Eduardo Yuzo Nakai, Felipe Kazuo Kaneda Akamine, Matheus Lima de Morais, Matheus Lucca Goulart, todos da turma M32 da Universidade Tecnologica Federal do Paraná(UTFPR). E tem como objetivo ajudar na compreensão de aspectos geográficos(relevo, hidrografia, bioma, etc...) do Brasil.

Clima

O território brasileiro estende-se latitudinalmente 5°16'LN até 33°45'LS.

Devido a essa posição, a quantidade de luz solar recebida pelas várias regiões do país durante o ano não é uniforme. Nas áreas próximas ao equador a isolação é constante durante quase todo o ano. Porém quando nos aproximamos das regiões subtropicais a insolação é mais irregular, por exemplo durante o inverno as noites são mais longas. 

Vários fatores podem influenciar no clima, entre eles estão:
- Massas de ar: com exceção da território abaixo do trópico de Capricórnio, o território brasileiro está sob a influência da zona de convergência intertropical(ZCIT-massa de ar quente, 92% do território). As massas de ar podem alterar o clima de forma brusca nas áreas onde atuam. A seguir mapa com as massas de ar que atuam no Brasil.

  
http://marcosbau.files.wordpress.com/2011/01/massas-no-verao.jpg

- A chuva é ouro fator determinante. Porém no Brasil ela não acontece uniformemente, sendo que áreas, sertão por exemplo, sofrem secas, enquanto áreas, litoral por exemplo, recebem anualmente grade quantidade de chuvas.
- A temperatura em quase todo o Brasil (95% do território) supera a média de 18°C.
- Altitude: quanto maior a altitude, mais frio será. No Brasil porém quase todo o território situa-se a menos de 1200 m de altitude.
- Latitude: cidades próximas ao Equador têm amplitudes térmicas menores e temperaturas mais elevadas do que as cidades do Sul e Sudeste.

O clima brasileiro pode ser dividido segundo o estadunidense Arthur Strahler:
- Clima equatorial úmido: determinado pela massa equatorial continental(mEc). Elevada taxa de umidade, elevadas temperaturas, chuvas constantes e abundantes e apresenta menor amplitude térmica do Brasil.
- Clima litorâneo úmido: determinado pela massa tropical atlântica(mTa). Chuvas concentradas no inverno com  médias térmicas elevadas
- Clima tropical continental: determinado pela massa de ar equatorial continental(mEc) e pela massa de ar tropical atlântica(mTa). É um clima muito representativo do Brasil. Tem duas estações bem definidas, um verão chuvoso e um inverno de seca e com amplitudes térmicas elevadas.
- Clima tropical de altitude: determinada durante todo o ano pela massa tropical atlântica (mTa), durante o inverno a massa polar atlântica (mPa) é a responsável pelas baixas temperaturas.
- Clima subtropical: determinado pela massa tropical atlântica (mTa), mas sofre influência da massa polar atlântica (mPa) durante o inverno. Chuvas bem distribuídas, inverno com frequentes ondas de frio.     

FONTES: Fronteiras da globalização - Lúcia Marina Alves de Almeida, Tércio BarbosaRigolin. -- São Paulo : Ática, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário